Baseado em muitas inspirações orientais e em conversas que tenho tido, tive ontem com amigos do yoga a reflectir sobre este assunto interessante.
Tudo na natureza se compõe dos quatro elementos: terra, ar, fogo e água, sejam nas pessoas, sejam nos animais e plantas, seja em que for.
E até na forma de estar e ser das pessoas, e até nos tipos de trabalho e emprego, esses quatro elementos estão em jogo e em constantes fluxos e refluxos.
Assim teremos com fogo aquelas pessoas "fogosas", com capacidade de iniciativa, impetuosidade e até, se em excesso de fogo, manipulação, egoísmo e agressividade. A água será daquelas pessoas emocionais, sensíveis, artísticas, sendo este elemento também ligado ao elemento social e ao sexual. O balanço água/fogo é então crítico. O ar tem a ver com as ideias, com o ver mais além e com a comunicação e meandros mentais, sendo que pessoas com "ar" a mais serão então o típico esteótipo do "aluado". A terra dá pessoas fortes e entroncadas, com os dedos quadrados também, precisamente com uma forte ligação à terra, pragmatismo e calma, muita paciência e se em excesso, possessividade. As pessoas do tipo ar serão esguias, altas e magras. As de água cheiazinhas e sensíveis, as de fogo altas e fortes, não gordas nem magras, e suando bastante.
Evidentemente todos teremos diferentes proporções dos quatro elementos, e existirá um balanço ideal, mas por circunstâncias sociais ou pessoais, pode haver desequílibro.
Assim ainda ontem falávamos que muitas vezes as pessoas procuram outras (nas relações amorosas) por falta dos elementos que os outros contém. E também é curioso ver os tipos de trabalho relacionados com os quatro elementos, sendo então por exemplo, um empresário mais fogo e também ar, um agricultor mais terra e água, um artista mais água e ar (ou uma pessoa de caridade também), um lutador de luta livre com fogo e terra ou um cientista com mais ar.
Querem comentar que mais tipos de ocupações se podem relacionar com os elementos?
Por último, no yoga e na vida quotidiana existem diversas práticas e hábitos que nos podem ajudar a equilibrar os diferentes elementos. Por exemplo, mexer em plantas ou na terra, estimula-nos principalmente o elemento água e terra, ler ou pensar talvez mais o ar, actividades mais de competitividade mais o fogo, a sexualidade talvez mais a água, e tambémn existem práticas do yoga que estimulam alguns elementos específicos e nos alimentos como gengibre activa o fogo, uma salada mais a água, ou cenouras e batatas mais a terra.
Outro dia também fiquei a saber... muito giro... que existem práticas de dança dos quatro ou cinco elementos (de acordo com as tradições)
Nota: poderei ajudar e dar um contributo a quem precise de ajuda no equilibrar de algum elemento (escrever e-mail)
Comentário de experiências pessoais são benvindas. English translation in soon.
Talvez queira visitar também o nosso outro blogue