O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

terça-feira, novembro 14, 2006

Sabão natural em casa



Receita
:


Ingredientes: 52ml de azeite, 6g de soda cáustica pura (hidróxido de sódio), 18ml de água destilada, colher e recipiente de plástico, recipiente com gelo, luvas para protecção, vinagre, especiarias ou óleos essenciais.
Nota: a soda cáustica é bastante corrosiva em contacto com a pele ou recipientes de metal. Usar apenas plástico e usar luvas, bata e se possível óculos de protecção. Adicionar apenas a soda cáustica à água e nunca o contrário! A adição liberta bastante calor.
Procedimento: aquecer ligeiramente o azeite. Adicionar lentamente e com cuidado a soda cáustica à água destilada, num recipiente de plástico. Usar o gelo caso aqueça muito. Quando terminar adicionar lentamente a água com a soda ao óleo vegetal, sempre num recipiente de plástico. Mexer durante 20min e depois a cada 10min, até não haver mais separação de fases. Em breve a mistura atingirá uma consistência espessa. Neste momento adicionar óleos essenciais para dar perfume e especiarias para dar cor. Continuar a mexer nos dias seguintes até que a mistura comece a solidificar. Depois deixar repousar durante duas semanas e lavar antes de usa.
Óleo a usar: outro óleo alimentar pode ser usado, o azeite dá um sabonete de excelente textura e suavidade para a pele mas demora bastante tempo (mais de um dia) a solidificar. Caso usem outro óleo usem a calculadora em
http://www.thesage.com/index.html para determinar os volumes a adicionar.


2 comentários:

S. L. disse...

esse sabão não está com o ar mais convincente do mundo.. =P mas tb é o primeirissimo. agora q se avizinham dias frios =) e pausa nas rotinas aproveitar para fazer umas experiências tb. isso e pão =D tens ideia de qt dura este tipo sabão? beijinhos asseadinhos =P

Anónimo disse...

por-favor poderia me passar a receita para fazer um kilo desse sabonete?
passe a resposta pelo meu email
willinha26dejaneiro@hotmail.com