O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

quarta-feira, abril 11, 2007

Terra, Água, Ar, Fogo

Baseado em muitas inspirações orientais e em conversas que tenho tido, tive ontem com amigos do yoga a reflectir sobre este assunto interessante.
Tudo na natureza se compõe dos quatro elementos: terra, ar, fogo e água, sejam nas pessoas, sejam nos animais e plantas, seja em que for.
E até na forma de estar e ser das pessoas, e até nos tipos de trabalho e emprego, esses quatro elementos estão em jogo e em constantes fluxos e refluxos.
Assim teremos com fogo aquelas pessoas "fogosas", com capacidade de iniciativa, impetuosidade e até, se em excesso de fogo, manipulação, egoísmo e agressividade. A água será daquelas pessoas emocionais, sensíveis, artísticas, sendo este elemento também ligado ao elemento social e ao sexual. O balanço água/fogo é então crítico. O ar tem a ver com as ideias, com o ver mais além e com a comunicação e meandros mentais, sendo que pessoas com "ar" a mais serão então o típico esteótipo do "aluado". A terra dá pessoas fortes e entroncadas, com os dedos quadrados também, precisamente com uma forte ligação à terra, pragmatismo e calma, muita paciência e se em excesso, possessividade. As pessoas do tipo ar serão esguias, altas e magras. As de água cheiazinhas e sensíveis, as de fogo altas e fortes, não gordas nem magras, e suando bastante.
Evidentemente todos teremos diferentes proporções dos quatro elementos, e existirá um balanço ideal, mas por circunstâncias sociais ou pessoais, pode haver desequílibro.

Assim ainda ontem falávamos que muitas vezes as pessoas procuram outras (nas relações amorosas) por falta dos elementos que os outros contém. E também é curioso ver os tipos de trabalho relacionados com os quatro elementos, sendo então por exemplo, um empresário mais fogo e também ar, um agricultor mais terra e água, um artista mais água e ar (ou uma pessoa de caridade também), um lutador de luta livre com fogo e terra ou um cientista com mais ar.

Querem comentar que mais tipos de ocupações se podem relacionar com os elementos?

Por último, no yoga e na vida quotidiana existem diversas práticas e hábitos que nos podem ajudar a equilibrar os diferentes elementos. Por exemplo, mexer em plantas ou na terra, estimula-nos principalmente o elemento água e terra, ler ou pensar talvez mais o ar, actividades mais de competitividade mais o fogo, a sexualidade talvez mais a água, e tambémn existem práticas do yoga que estimulam alguns elementos específicos e nos alimentos como gengibre activa o fogo, uma salada mais a água, ou cenouras e batatas mais a terra.

Outro dia também fiquei a saber... muito giro... que existem práticas de dança dos quatro ou cinco elementos (de acordo com as tradições)
Nota: poderei ajudar e dar um contributo a quem precise de ajuda no equilibrar de algum elemento (escrever e-mail)

Comentário de experiências pessoais são benvindas. English translation in soon.


Talvez queira visitar também o nosso outro blogue

6 comentários:

ordePadamaR disse...

É de facto um paradigma muito interessante. Esta teoria oriental, que encontra raízes no I Chin, ou no livro do Imperador Amarelo de entre muitos outros. É também a base da MTC - Medicina Tradicional Chinesa. Em MTC, os elementos são 5, na cultura tibetana e medicina ayurvédica são 4. O que me chamou a atenção foi de entre outras coisas, a referência ao eixo Zhi-Shen, que definiu como Água-Fogo. Traduz uma luz muito especial ás pessoas que o têm equilibrado:

“O Coração é aquele que rege o Shen 神, dentro do elemento Fogo, expressão máxima da nossa essência, num caminho que começa na dormência dessa essência, no movimento da Água e alcança o seu esplendor na dança do Fogo. Como a flor que se abre ao mundo mostrando toda beleza de algo que se iniciou numa semente abaixo da terra, dentro do solo obscuro e imprevisível e que agora se expressa vitoriosa, exalando cores e aromas vivazes.”

Sobre os 5 elementos e a sua dinâmica, importa referir os dois ciclos profundos, Shen e Ko. É feita a referência a estes ciclos no texto, pelo que importa completar. O ciclo Shen ou de geração, traduz que A Água gera a Madeira, a Madeira alimenta o Fogo, o Fogo cria a Terra, A Terra cria o Metal e o Metal gera a Água. O ciclo Ko, de controlo ou dominância, traduz as relações de controlo entre os elementos, podendo com muita pertinencia, ser integrado na vida de relação, com todos os interlocutores e situações. O ciclo demonstra as seguintes leis: A Madeira cobre a Terra, a Terra tapa a Água, a Água apaga o Fogo, o Fogo derrete o Metal e o Metal, corta a Madeira.

É de toda a importância ter presentes as caracterização de cada elemento, quer nos aspectos psicológicos do homem, ciclos da natureza entre muitas outras propriedades. A relação com o sistema de orgão e vísceras, traz os elementos associados a cada orgão Zhang-Fu. Coração e Intestino Delgado ao Fogo, Estômago e Baço Pancreas á Terra, Pulmões e Intestino Grosso ao Metal, Rins e Bexiga á Água, Fígado e Vesícula Biliar á Madeira.

Por fim é preciso ainda integrar a teoria Yin/Yang a este modelo.

Levado a bom termo, este estudo providência um framework para o diagnóstico, nos diferentes planos do homem, Espiritual, Mental, Emocional, Energético, Fisiológico, Físico

Anónimo disse...

e tambem cada signo do zodiaco corresponde a um elemento:

terra-virgem, torro, capricornio
fogo-ares, sagitario, leão
agua-escorpião, cancer, peixes
ar-libra, aquario, gemeos

Anónimo disse...

Oii, pra mim tem o quinto elemento!!! É: Água, ar, fogo, terra E energia (éter)... Poorque a energia vem da natureza e em muitos desenhos e filmes que envolvem elementos naturais são CINCO pessoas, e eu reparei que na 5ª resumindo o poder dela é energia. Bjinhus e o post fikou show ;D

Anónimo disse...

Esses elementos são tão famosos que estão em todas as partes não so eles mais outros eu tenho um jogo que você usa numa espada todos os elementos eu vou colocar aqui os elementos,LUZ,ESCURIDÃO,FOGO,AR,ÁGUA,TERRA E ESPIRITO.

Anónimo disse...

muito inteligente voce

Marcelo disse...

Muito interessante seu texto!! Parabens e obrigado por compartilhar isso.