O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

terça-feira, julho 31, 2007

www.ecotopiagathering.org


Estás convidad@ para o Ecotopia 2007 – Migrações

Este ano o Ecotopia decorrerá entre 4 e 19 de Agosto em Aljezur, Portugal.

[O que é o Ecotopia?]
O Ecotopia é um acampamento anual de activistas de toda a Europa e um encontro aberto a todas as pessoas interessadas em questões ambientais e de justiça social. O Ecotopia acontece todos os anos desde 1989, sempre num país diferente. É organizado pela EYFA (Juventude Europeia pela Acção) e por uma ou várias associações ambientais do país, que funcionam como organização que acolhe o evento. Neste ano, a 19ª edição irá decorrer em Portugal, promovida pelo GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental).

O Ecotopia é um local de aprendizagem, partilha de experiências e difusão de informação sobre questões ambientais, sociais e políticas, entre outras. Entre 200 e 600 pessoas participam em cada edição do Ecotopia, para partilharem conhecimentos e discutirem sobre um amplo leque de assuntos, tais como: alterações climáticas, transportes e mobilidade, transgénicos, agricultura biológica, construção ecológica e infraestruturas sustentáveis, política e sistema económico global, estratégias para acções, experiências de campanhas, medias alternativos, migrações, racismo e xenofobia, questões culturais, etc.

[Tema deste ano: ”Migrações”]
Todos os anos o Ecotopia tem um tema principal diferente, ainda que seja muito ampla a qualidade de temas abrangidos. O tema escolhido este ano é as migrações, que terão especial relevância nos dias 10, 11 e 12 de Agosto.

Durante estes 3 dias haverá espaço para discutir realidades como a “Fortaleza Europa”, refugiados, fronteiras, ilegalidade, racismo, assim como as causas e efeitos do êxodo rural e urbano e do aumento global de refugiados ambientais. Tudo sob uma perspectiva de justiça social e ambiental, partilhando experiências na luta por um mundo mais justo.

[Comunidade]

O Ecotopia tem uma estrutura horizontal (não-hierárquica) e auto-organizada; a tod@s é pedido que tomem parte no funcionamento do campo, resolvendo problemas e tomando decisões. E tod@s são responsáveis pelo programa!

O Ecotopia é igualmente um modelo funcional de comunidade auto-sustentável que coloca em prática os princípios de um estilo de vida alternativo e mais amigo do ambiente: tomadas de decisão por consenso, reciclagem de lixo, refeições vegetarianas, uso de energias alternativas sempre que possível. É proibida a utilização de produtos não ecológicos (sabão, champô, etc) dentro do acampamento. Durante as 2 semanas, @s ecotopian@s podem participar em acções de voluntariado na zona, tentando envolver as pessoas locais em questões ambientais, e capacitando organizações locais.

[Localização]

Aljezur está a 250km a sul de Lisboa, 110km de Faro, capital da região do Algarve e a 30km de Lagos, a cidade mais próxima. Aljezur, vila com cerca de 2700 habitantes, fundada pelos Árabes no século X, situa-se na região do Algarve em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O concelho de Aljezur caracteriza-se por uma ocupação humana dedicada à agricultura tradicional (batata-doce e amendoim são culturas típicas na região); por uma paisagem onde dominam as falésias, as areias límpidas e as dunas, assim como o pastoreio de gado bovino. Caracteriza-se também pela sua riqueza arqueológica e histórica.

[Economia Alternativa]
O Ecotopia funciona no sistema de ecotaxas - um sistema económico alternativo baseado no padrão de vida e rendimento médio de cada país, em vez de baseado nos mercados financeiros, o que significa que cada um no Ecotopia paga pela comida o mesmo que pagaria no próprio país.

[Participa]
Esperamos que toda a gente interessada contribua promovendo oficinas, apresentações, debates e planos de acção sobre migrações ou qualquer outro tópico interessante ou relacionado com ambiente. Grupos e individuais são encorajados a apresentar o seu trabalho, assim como criar redes e planear reuniões durante o Ecotopia.
Se pensas participar no Ecotopia por favor regista-te
online, e se pensas organizar uma oficina preenche registo de oficina.

Todos os anos, antes do começo do Ecotopia, há um acampamento de preparação para construir as infraestruturas para o acampamento. Este ano decorrerá entre 23 de Julho e 4 de Agosto. Terás a oportunidade de trabalhar e aprender a montar duches, casas de banho secas, cozinha, sombras, a construir com fardos de palha, reconstruir casas em taipa, fornos de pão, tratar da horta ou decorar o local. Se estás interessad@ por favor menciona isto na ficha de inscrição.

Traz os teus projectos, ideias, creatividade e tenda para o Ecotopia!!!

Mais info em www.ecotopiagathering.org/

EYFA & GAIA
ecotopia@eyfa.org
www.gaia.org.pt
www.eyfa.org

1 comentário:

paulo disse...

Desejo a maior sorte e luz para todos que se juntem neste bonito evento... :-)