O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

sexta-feira, setembro 08, 2006

Redefinir uma viagem

Cada vez estou mais desgostoso com o viajar de aviao. Balanizou-se uma coisa que devia ser especial e tratada com respeito. Assim penso eu.

Ainda ontem voei e quanto mais voou mais me apercebo que nao quero voar. Uma pessoa vai crescendo e vai ganhando consciencia das coisas e quando era miudo fiz 2 grandes viagens (Brasil e EUA) e parecia que estava num bom autocarro! Que delicia de viagem! Hoje stresso mesmo muito num aviao e quanto mais penso mais vejo as desvantagens: poluicao e impacto ambiental e social, perigo, desconforto (pelo menos para mim que me sinto "preso" num aviao), negocio muito rentavel para alguns com custos elevados para o ambiente, etc.

Eu vivo na Irlanda agora e vou procurar redescobrir o significado de "viagem" da proxima vez que sair de Dublin. Uma viagem em que possa disfrutar do caminho, conhecer outras gentes e lugares e ter a oportunidade de saborear o caminho e o proposito da viagem, ao mesmo tempo que tenho um menor impacto no ambiente.

Para quem estiver interessado em saber mais:

Dados sobre emissoes de CO2 dos avioes (e comparacoes com o comboio): http://www.seat61.com/Pop-up-flights.htm

Noticia do Observer (jornal britanico) sobre o assunto e a mudanca de algumas pessoas: http://observer.guardian.co.uk/travel/story/0,,1697190,00.html

Para quem busca alternativas:
http://www.seat61.com/

3 comentários:

paulo disse...

Temos que urgentemente plantar florestas que compensem estas nossas viagens..
Que peso na consciência...
Vou viajar 3 vezes de avião até ao final do ano. Acho que tudo se resume àquela problemática que eu sempre te conto e que me não me larga.

One disse...

Sabes que alguns magnatas da aviação civil propõem exactamente o plantar florestas para compensar. Eu penso que não chega. O tempo que demora uma floresta a maturar é demasiado longo para compensar o consumo imediato de combustíveis. Além disso uma floresta pode arder num minuto...Sobre isto lê o artigo do Observer cujo link coloquei no post.

Não tripes meu amigo. Faz as viagens que tens que fazer. É sempre é bom ir pensando nestas coisas, claro. Muita gente já parece estar a mudar. A mim até me convém haver alternativas (ainda bem!) porque não me sinto bem num avião.

Abraço!

P.S.: proponho ao "mentor" deste blog o facilitar os comments ao publico em geral (sem precisar de ter nick no blogger. Que achas?

paulo disse...

Sim! Obrigado pela sugestao!