O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

quinta-feira, setembro 25, 2008

quarta-feira, setembro 24, 2008

As 3 Leis do Universo

Volto a escrever alguma coisa sobre espiritualidade/metafísica aqui no blogue.

Como gosto bastante de física quantica, de filosofia e de metafísica, gosto portanto de fazer a ligacao entre as tres áreas.
Há cerca de dois anos, publiquei um post sobre 21 leis metafísicas do universo.
Agora vou resumir o que sei, a cerca de 3 leis, tres postulados que vejo que existem e se manifestam no nosso dia-a-dia. Pelo menos, através do meu ponto de vista, e do ponto de vista de muitas outras pessoas que se dedicaram a reflectir sobre isto.

http://consciencia-social.blogspot.com/2006/11/as-21-leis-do-universo.html

1) tudo está interligado e tudo pode afectar tudo (somos todos parte da mesma coisa original, divina, natural, ou como se queira chamar), por exemplo, quer a física quantica, quer o budismo afirmam e explicam de diferentes maneiras este facto

2) uma accao (ou causa) tem a sua consequencia (ou efeito)
assim ocorre com a vulgar lei accao-reaccao ou causa-efeito/consequencia
(a lei da atraccao e a da manifestacao tem a ver com estas duas leis: eu crio a realidade através dos meus próprios pensamentos e intencoes;)
(e desta - a lei da atraccao - pode solucionar-se a questao do destino versus livre arbitrio: maior consciencia nas accoes, mais poder pessoal de criaccao; tanto mais facil quanto mais baseado em elevadas vibracoes)
o destino só ocorre para aquilo sobre o qual nao temos poder pessoal ou colectivo, ou quando certas accoes poderosamente desencadeiam consequencias, mesmo que estas transcendam o período das nossas vidas e passem de vida em vida, geracao em geracao, civilizacao em civilizacao.
(a dita lei do karma, segundo os budistas, se conseguirmos percepcionar que a consciencia continua com existencia para lá do corpo físico)
naturalmente o meu conselho vai para vivermos uma vida cheia de ética, bons pensamentos e emocoes, e semear o amor, criatividade e liberdade em tudo o quanto fazemos, se possível com sabedoria

3) existem padroes e inteligencia no modo como as coisas se estruturam no universo (poder-lhe chamar fractais, padroes, ciclos) ("as above so below")
diria que é a criatividade universal que desenha esses padroes, e dentro dos padroes temporais e de eventos, se manifesta o karma
a alguns padroes da vida poder-lhes-ia chamar coincidencias, mas potencialmente com um significado profundo
olhem para as pequenas coisas (pormenores/detalhes) da vida, para poderem ver o macroscópico e global; olhem para os pequenos padroes e sinais
depois, em serenidade, respondam com todo o vosso amor, cheio de sonho e coracao, mas livre de expectativas


Comentem se o desejarem.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Gratidão


Viver num estado de gratidão constante torna a experiência de vida mais valiosa e agradável.
O modo como encaramos o mundo muda: desfrutamos mais dos pequenos prazeres da vida e saboreamos as ínfimas benesses que cada dia traz.

Temos de aprender a praticar a gratidão. Por exemplo, antes de cada refeição, silenciosamente, podemos agradecer aos agricultores que cultivaram, aos vendedores do super-mercado, ao mundo que nos proporciona essa refeição num planeta onde milhoes de pessoas morrem à fome.

sexta-feira, setembro 19, 2008

Greve na cidade do automóvel: Associações celebram Dia Sem Carros

Existe a ideia estabelecida de que o automóvel é o meio de transporte mais cómodo e prático para as deslocações na cidade . Será isso verdade? O GAIA e a Casa da Horta vão assinalar o dia 22 de Setembro – Dia Sem Carros - com a realização de uma Corrida Intermodal e com debates e projecções de filmes sobre mobilidade. Esta Corrida Intermodal, já realizada noutros países, pretende olhar de perto a realidade da mobilidade no meio urbano. Serão quatro pessoas a fazer a mesma viagem, com os mesmos pontos de partida e chegada. Cada uma fará o percurso usando um meio de transporte diferente - a pé, de bicicleta, de carro e de transporte(s) público(s) - e poderá escolher o melhor trajecto.

No dia 22 de Setembro celebra-se em várias cidades do mundo o Dia Sem Carros. O objectivo deste dia é alertar para o impacto da presença do automóvel nas cidade e divulgar formas alternativas de mobilidade.

A cidade do Porto não adere oficialmente à iniciativa mas isso não impede a sociedade civil de apontar este importante problema.

Esta experiência isolada proporcionará material de reflexão para uma uma mobilidade consciente, sustentável e saudável. Por essa razão iremos também realizar um debate no dia seguinte (dia 23, terça-feira, 22h15), na Casa da Horta, acerca dos resultados. Antes do debate, às 21h30, será projectado o vídeo Sociedade Automóvel, de Branca Nunes e Thiago Benicchio. No domingo anterior (dia 21 de Setembro), também na Casa da Horta, será projectado o documentário The end of suburbia (O fim dos subúrbios), sobre o esgotamento do petróleo.

Originalmente, as cidades foram criadas para as pessoas. A palavra cidade vem do latim civis que significa cidadão - os indivíduos que têm direitos. Mas no início do século XX, com a invenção do automóvel, as cidades começaram a ser planeadas cada vez mais no sentido de favorecer a circulação dos automóveis. Aos poucos, tornaram-se locais hostis para quem anda a pé e, pode-se dizer, à vida humana em geral. No futuro, a cidade deve deixar de incentivar o uso do automóvel. No momento presente, na cidade em que nos encontramos, é importante perguntar que papel cabe a cada um de nós.

Links sobre a temática:
http://www.worldcarfree.net
http://www.mobilityweek.eu/

https://gaia.org.pt

http://casadahorta.pegada.net/

domingo, setembro 07, 2008

Combater a poluicao humana e mudancas climaticas: É preciso mais que accoes individuais, é preciso um movimento massivo dos politicos e da sociedade

http://www.independent.co.uk/travel/news-and-advice/lifestyle-choices-wont-win-the-battle-against-global-warming-921458.html

Lifestyle choices won't win the battle against global warming

In a new book on climate change, Jonathan Neale argues that solutions are within reach but the political will is lacking – a mass movement is needed to make governments take the lead

"Should you feel guilty about flying [or cars]? A lot of people would say you should. After all, the danger of runaway climate change is real. No one knows how far away that is. We probably have 10 to 30 years, but we may have longer, and we may already have passed the tipping point. (...)

The solution, then, is government investment and regulation. But that's the problem, too. It's not technology; it's politics. (...)

There's an even bigger problem, though. Many mainstream politicians have woken up to the dangers of climate change – Cameron, Merkel, Sarkozy, Gore and the Terminator. So have many bankers and corporate leaders. They now understand the science. They have children and grandchildren. And they own the world – they don't want to destroy it. (...)

That's where guilt comes in. The governments should be solving the climate problem. They aren't. So an avalanche of propaganda is coming at us - saying it's all your fault.
Almost everything about climate is put in terms of individual lifestyle choices such as green tourism. But no one really thinks that will insulate the houses of the poor, build wind farms around the world, or cut emissions in China. (...)

What we need is a mass movement to change government policies, or replace the current politicians with people who will take action."

sábado, setembro 06, 2008

Environmental Revolution, 5 Steps

Our challenge is to make a new Enlightenment, rejecting belief that we can master Earth and treat it as our unlimited supermarket, playground, laboratory and dumpster. Every human enterprise and standard needs reorientation to recognize the boundaries of our sun-powered planet.

Here's a short "to-do" list:

* 1. Reduce the industrialized world's carbon footprint 80 percent by 2050.

* 2. Prevent the projected 3 billion increase in human population over the next 30 years and actually reduce population by 2110 without famine, disease or war while preserving human dignity.

* 3. Revise the scientific method so that it better balances the goal of discovery with moral considerations and precaution.

* 4. Switch our economy to sustainable energy: solar, wind, hydro.

* 5. Make that economy one in which happiness and success do not require increased consumption.

In http://www.alternet.org/environment/96519/5_steps_to_an_environmental_revolution/

Depressão económica (2010) ou entao mudar a economia

Creio que apesar de (quase) ninguém reparar estámos a entrar num período díficil, em que uma crise social e depressão económica se aproxima. Há portanto que se optimista e sobretudo activo na procura de soluções e mudança. Estar precavido será importante, se é que a depressão de 1929 e 1873 nos podem ensinar alguma coisa.

Creio que pelo menos agora já ficam conscientes da possível realidade. Não digam que não foram avisados ;-)

Filosoficamente falando, o mundo também não podia continuar no estado de perpétuo crescimento e exploração ilimitada de recursos. O ambiente certamente vai agradecer.
Quando ocorre uma depressão, a economia estagna e o nível de vida fica muito mais complicado, se bem que certas coisas como, uma quantidade de dinheiro guardado e maior auto-suficiente na vida, ajudam imenso. Ter débitos e despesas como um carro ou casa para pagar serão das piores coisas.

Várias fontes apontam para 2010 para o ano em que a depressão deverá verdadeiramente começar, e durar pelo menos alguns anos, transformando as nossas vidas.
Se estiver errado ou exagerado, melhor para todos nós. Eu espero estar errado. Mas creio que perante a insustentabilidade actual, e a cegueira dos vários sectores da sociedade, que insistem em não querer ver os inúmeros problemas existentes (desde distribuição desigual da riqueza, escassez de recursos, mudanças climáticas, especulação económica, gastos em guerras e exageros no sector da construção), tudo aponta que a depressão parece estar a surgir. E é até talvez venha a ser um remédio santo! De qualquer modo, uma pessoa há que escutar a realidade e adaptar-se tomando medidas certas. É preciso mudar! Governos e pessoas!

"The U.S. economy is in an intensifying inflationary recession that eventually will evolve into a hyperinflationary great depression. Hyperinflation could be experienced as early as 2010, if not before, and likely no more than a decade down the road. The U.S. government and Federal Reserve already have committed the system to this course through the easy politics of a bottomless pocketbook, the servicing of big-moneyed special interests, and gross mismanagement"

"The depression began in late 1929 and lasted for about a decade. Many factors played a role in bringing about the depression; however, the main cause for the Great Depression was the combination of the greatly unequal distribution of wealth throughout the 1920's, and the extensive stock market speculation that took place during the latter part that same decade. The maldistribution of wealth in the 1920's existed on many levels. Money was distributed disparately between the rich and the middle-class, between industry and agriculture within the United States, and between the U.S. and Europe. This imbalance of wealth created an unstable economy. The excessive speculation in the late 1920's kept the stock market artificially high, but eventually lead to large market crashes. These market crashes, combined with the maldistribution of wealth, caused the American economy to capsize."

"The greatest force in the economy can be indisputably demonstrated to be consumer demographics, and within that the 45 to 54 year-olds demographic is just as clearly all-powerful. Things like interest rates, deficits, who is elected, and inflation are followers or consequences of the economy, not the makers of it. The Fed raises or lowers rates because the economy tells it to. Stock market crashes don’t cause recessions or depressions. It is the other way around. The DJIA is simply following the 45 to 54 year-olds demographic down to reflecting the new lower value of stocks as the economy declines. For easy to understand, fundamental reasons the economy has followed the big-spending 45-54 year-olds demographic for nearly a century. History shows that the economy always declines when the number of big-spending 45 to 54 year-olds in the population declines, a full 11 to 20 years before they retire. This happened rapidly in the early 1930s, slowly thank goodness in the 1970s, and will happen again from 2013 to 2025 [Baby boomer's retiring] (...) Our economy is driven overwhelmingly by consumer spending, no matter what we spend it on, including gasoline. Boomers will continue to unavoidably spend until their big-spending age limit is reached. When that happens the depression begins (...) This catastrophic depression will happen. The precious few years that are left before this coming 2013-2025 depression, that will dwarf the 1930s, must be used to their fullest starting immediately. It still won’t be enough time for many, but at least forewarned is forearmed."

E mais links http://www.naturalhub.com/slweb/fading_of_the_oil_economy_depression_timing.htm