O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

quarta-feira, setembro 24, 2008

As 3 Leis do Universo

Volto a escrever alguma coisa sobre espiritualidade/metafísica aqui no blogue.

Como gosto bastante de física quantica, de filosofia e de metafísica, gosto portanto de fazer a ligacao entre as tres áreas.
Há cerca de dois anos, publiquei um post sobre 21 leis metafísicas do universo.
Agora vou resumir o que sei, a cerca de 3 leis, tres postulados que vejo que existem e se manifestam no nosso dia-a-dia. Pelo menos, através do meu ponto de vista, e do ponto de vista de muitas outras pessoas que se dedicaram a reflectir sobre isto.

http://consciencia-social.blogspot.com/2006/11/as-21-leis-do-universo.html

1) tudo está interligado e tudo pode afectar tudo (somos todos parte da mesma coisa original, divina, natural, ou como se queira chamar), por exemplo, quer a física quantica, quer o budismo afirmam e explicam de diferentes maneiras este facto

2) uma accao (ou causa) tem a sua consequencia (ou efeito)
assim ocorre com a vulgar lei accao-reaccao ou causa-efeito/consequencia
(a lei da atraccao e a da manifestacao tem a ver com estas duas leis: eu crio a realidade através dos meus próprios pensamentos e intencoes;)
(e desta - a lei da atraccao - pode solucionar-se a questao do destino versus livre arbitrio: maior consciencia nas accoes, mais poder pessoal de criaccao; tanto mais facil quanto mais baseado em elevadas vibracoes)
o destino só ocorre para aquilo sobre o qual nao temos poder pessoal ou colectivo, ou quando certas accoes poderosamente desencadeiam consequencias, mesmo que estas transcendam o período das nossas vidas e passem de vida em vida, geracao em geracao, civilizacao em civilizacao.
(a dita lei do karma, segundo os budistas, se conseguirmos percepcionar que a consciencia continua com existencia para lá do corpo físico)
naturalmente o meu conselho vai para vivermos uma vida cheia de ética, bons pensamentos e emocoes, e semear o amor, criatividade e liberdade em tudo o quanto fazemos, se possível com sabedoria

3) existem padroes e inteligencia no modo como as coisas se estruturam no universo (poder-lhe chamar fractais, padroes, ciclos) ("as above so below")
diria que é a criatividade universal que desenha esses padroes, e dentro dos padroes temporais e de eventos, se manifesta o karma
a alguns padroes da vida poder-lhes-ia chamar coincidencias, mas potencialmente com um significado profundo
olhem para as pequenas coisas (pormenores/detalhes) da vida, para poderem ver o macroscópico e global; olhem para os pequenos padroes e sinais
depois, em serenidade, respondam com todo o vosso amor, cheio de sonho e coracao, mas livre de expectativas


Comentem se o desejarem.

2 comentários:

ISABEL Mar disse...

Prospero says: "We are all spirits and are melted into air, into thin air. And, like the baseless fabric of this vision ... the gorgeous palaces, the solemn temples, the great globe itself, yea, all which it inherit, shall dissolve, and, like this insubstantial pageant faded, leave not a rack behind. We are such stuff as dreams are made on. And our little life is rounded with a sleep"
SHAKESPEARE - The Tempest
mta luz pa ti
bjs
isabel

Sol.Valéria Toscano disse...

Desde já agradeço a oportunidade de interagir dentro do mesmo canal de conhecimento, mas gostaria de saber em que aspecto do dia a dia se aplica as 3 leis universais, passiva ativa e neutrazante, dentro do meu desenvolvimento espiritual p/ ex. sou espirita, estudo o esoterismo e estou fazendo meditação, estou estudando gnose e os aspectos das 3 leis podem apesar de estarem ligadas a espaço, tempo e equilibrio, se alterarem imediatamente, dentro de que postulado isso se aplica + diretamente? Muita luz, obrigado.