O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

terça-feira, maio 13, 2008

Jogo da fome


Todos nós lamentamos o aumento dos preços dos cereais.

Todos nós choramos pela população que passa fome diariamente e lamentamos não poder fazer nada.
Os cidadãos dos países em desenvolvimento gastam 80% dos seus salários com a alimentação.
Mas será que não podemos mesmo fazer nada?

Claro que sim. Entre várias outras coisas que deixo à imaginação dos que realmente estão empenhados em viver num mundo mais junto e mais harmonioso, há uma acção lúdica que luta contra a fome.
Aconselho-vos a ir à página FreeRice e começar já a jogar este jogo. É uma forma divertida de oferecer cereais a quem precisa.
Podem ler mais sobre este jogo assim como sobre o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas aqui.
Divulguem...

2 comentários:

paulo disse...

A questão da fome a nível mundial poderia e pode ser facilmente resolvida se houve uma distribuição mais justa dos recursos e práticas mais sustentáveis de um modo geral, de todas as formas de economia e de vida das pessoas.
É uma responsabilidade colectiva.
Mas de qualquer modo ainda acho que pequenos actos valem realmente muito a pena!

paulo disse...

Uma questão que ajuda realmente nos nossos países é optar por comprar produtos sobretudo de produção local, tradicional e biológica. Ou em segunda alternativa, do comércio justo.
É na nossa escolha consumista que podemos canalizar o nosso dinheiro para meios de maior bem, de maior justiça e harmonia.
Eu prefiro comprar num mercado local ou loja biologica que em supermercados.

A alternativa ideal é ainda cultivarmos alguma da nossa própria alimentação e tivermos esse espaço, e assim reduzir mais o impacto e dependência que possámos causar nos recursos dos outros. E se possível partilhar o nosso produto com os outros :-)
Afinal de contas, é aí está a raíz da amizade!