O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

segunda-feira, outubro 09, 2006

Como transitar para um estilo de vida mais comunitário, mais humano, mais ecológico... "Desabafo"

Há pouco mais de meio ano atrás a minha vida mudou radicamente interiormente. Apesar de ser apaixonado pela natureza desde criança e entrado numa jornada mais ou menos espiritual e filosófica desde 1999, foi este ano que comecei a descobrir que nós, como humanos, temos vivido uma vida bem afastada daquilo que originalmente nos poderia dar mais alento.

Em Janeiro de 2006, apercebi-me que podemos criar um estilo de vida mais de acordo com a nossa natureza, mais prestável a causas e mais humanista e comunitário. Porque o ser humano é acima de tudo um ser social.

E como podemos nós criar mais práticas comunitárias, espirituais, ecólogicas na nossa vida?
Desde então tenho lido imenso sobre coisas como ecoaldeias, desenvolvimento sustentável, práticas naturais, comunidades intencionais, permacultura e agricultura biológica..

Acredito que mesmo na nossa casa, na nossa vida quotidiana, podemos prestar-mo-nos a escutar mais o próximo a a natureza em redor. Respeitando-os com a mais elevada estima e paz. Porque eu acredito que todo o nosso amor que temos para viver é acima de tudo para dar e para partilhar (algo que não nos ensinam a fazer na sociedade ocidental)

São pequenas coisas simples como contribuir para um sorriso dum amigo ou dum colega (seja de que forma for), partilhar casa e refeições, optar por uma vida mais ecólogica, fazer pequenos actos espirituais como meditar uma vez por dia (sim, quem não arranja 15minutos por dia?), reciclar, etc...

Assim como um dia acordei e senti que deveria ser vegetariano pelos mais variados motivos, assim como um dia ao lavar a louça, verifiquei que teria que mudar todos os meus detergentes para marcas biodegradáveis, assim como uma tarde senti que a partir dali sempre que fosse ter com um amigo levava-lhe um presentinho, fosse o que fosse, nem que fosse uma flor, um abraço, ou uma linha de poesia..

Em breve "postarei" mais algumas das minhas experiências. Acredito que é disto que a humanidade encontra e leva um futuro, para toda a nossa paz e felicidade. Acredito que é sendo o exemplo e criando os exemplos que o mundo muda.
Mas também creio que são as vossas próprias palavras e sentimentos que contam, não os meus.
Não levem as minhas palavras a sério. Ouçam antes a vossa própria voz.
Porque se nao formos nós a criar um mundo melhor, quem será?

A todos vós, muita Luz e inspiração esteja com todos...

1 comentário:

pichiapastoris disse...

Mesmo ouvindo o meu interior e o que me rodeia foram pessoas como tu que me ajudaram a entender o meu interior e exterior. Sem dúvida és uma pessoa extraordinária que me fez entender a importância da harmonia, do amor, da paz e de toda a Natureza! E tudo é tão fácil quando damos um pouco de nós ( o q são 15 minutos :))

Um grande abraço e continua a "postar" adoro ler o que escreves amigo.