O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

sexta-feira, agosto 31, 2007

A doença sob o ponto de vista espiritual, exemplos

Naturalmente por falta de espaço, nao irei entrar em detalhes.
Cada um de nós pode analisar uma doença ou problema corporal sob o ponto da medicina convencional.
Nao vejo qualquer problema ainda que ache que por vezes as estratégias falhem ou sejam menos saudaveis.

Alternativamente, poderias como eu tentar medicinas naturais. Por experiencia propria funcionam bem.

Ou ainda mais longe, poderemos ver cada problema com uma causa espiritual ou psicosomática (nao interessa o que chamemos).

Deixo alguns pensamentos...
(seguindo a lógica oriental dos chakras, a um nível muito mais aprofundado..)
Uma dor de barriga corresponderá a uma perturbaçao emocional que exige cura ou equilibrio
Uma queda um obstáculo no caminho de vida
Um cancro seria um alerta sério de suicidio inconsciente da vida, por termos desistido duma situaçao.

Mas naturalmente, continuo a reafirmar, existem as outras causas bioquimicas, ambientais, habitos, etc, que muitos de nós conhecemos.

Em breve poderei escrever sobre mais destes exemplos

Um dia-a-dia meditativo

Recentemente uma mudança que considero muito positiva, tem ocorrido em mim.
Tenho, talvez por ausencia do trabalho (férias) vivido o dia-a-dia de um modo bastante intuitivo e fluente.
Caminho nos acontecimentos e nos momentos em paz e serenidade, sentindo em vários momentos, sobre o que esse momento me traz ou me "tenta dizer".
Sim, é uma espécie de intuiçao.

Funciona e por vezes nos traz momentos verdadeiramente fantasticos e inspiradores.

Certos sinais estao lá, encondidos, à espera de os escutarmos ou vermos.

A escolha de pensarmos mais positivo

Todos os dias ouço negatividades, e vejo-as na televisao, mesmo menos frequentemente do que outras pessoas, ainda caío na "armadilha" de poder ser programado pela informaçao do medo, em certos dias que nao estou tao atento.
Decerto é mais sensato e saudavel desligarmos a televisao. Ignorar o jornal sensacionalista e rir umas gargalhadas do que faço na vida, do sol que apanho, ar que respiro e as belas coisas que faço e partilho com amigos.
E assim dou força e animo e, sobretudo foco e importancia, às coisas positivas, que nao me fazem - como as outras da TV - adormecer-me e preocupar-me e inundar-me de desarmonia.
Sobretudo sou feliz assim e parece-me que quem desliga a televisao também o parece.
Mas claro nao deixo de ver uma boa série como a Earl da RTP2 ou alguns documentários.

Acreditem ou nao, pelo menos estou a manifestar um futuro positivo, nas coisas que *realmente* queremos ver no mundo; como emprego em vez de desemprego, harmonia em vez de desarmonia, se bem me entendem.
Dou os parabéns a todos por ainda postarem muita coisa de positivo....
E peço-vos desculpa se ainda esporadicamente possa postar algo crítico aqui e depois me retrate no que escrevi de negativo!

Nao é fecharmos os olhos. É desviarmos os olhos para aquilo que realmente nos é mais belo. É nao adormecermos e nos distrairmos com essas distraçoes/medos dos media.
É quase um dia-a-dia meditativo.

Tenham um bom dia e fim de semana
Amanha ou depois postarei sobre meditaçao e intuiçao, e o quanto nos pode ajudar.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Paz em acção

http://zen-pt.blogspot.com/2007/08/paz-em-aco.html

Small is beautiful

"(O economista actual) está habituado a medir a 'qualidade de vida' pela quantidade de consumo anual, assumindo sempre que uma pessoa que consome mais vive melhor do que uma pessoa que consome menos. Um economista budista consideraria esta abordagem excessivamente irracional: já que o consumo é apenas um meio para atingir o bem estar humano, o objectivo deveria ser o de obter o máximo de bem-estar com o mínimo de consumo. ... Quanto menos labuta houver, mais tempo e energia sobra para a criatividade artística. A economia moderna, por outro lado, considera o consumo como o único fim e objectivo de toda a actividade económica. "

" É claro, portanto, que uma economia budista deve ser bastante diferente da economia do materialismo moderno, já que o budista vê a essência da civilização, não na multiplicação das necessidades, mas na purificação do caracter humano. O carácter, por sua vez, é formado primariamente pelo trabalho do homem. E o trabalho, conduzido de forma apropriada em condições de dignidade e liberdade humanas, abençoa aqueles que o fazem e igualmente os seus produtos."

"Máquinas cada vez maiores, implicando concentrações cada vez maiores de poder económico, e exercendo violência crescente sobre o ambiente, não representam progresso: eles são uma negação da sabedoria. Sabedoria exige uma nova orientação da ciência e da tecnologia na direcção do orgânico, do suave, do não violento, do elegante e do belo."

E.F. Schumacher, 1973, Small is beautiful

Schumacher escreveu o seu famoso Small is beautiful em 1973, quando aparentemente ainda pouca gente estava farta do consumismo e os problemas ambientais eram muito menos visíveis do que hoje. Defendia um mundo (produtivo e económico) construído à escala humana, como a única forma de tornar esse mundo ecologica e humanamente sustentável.

E a descoberta do dia: o livro está disponível gratuitamente on-line aqui

quinta-feira, agosto 09, 2007

A Profecia Celestina

A Profecia Celestina
de James Redfield

A quem ressoar no coração, deixo aqui estas visões...


As nove revelações do actual presente e futuro próximo

1
Uma Massa Crítica
Está a registar-se um novo despertar (espiritual) na humanidade. Um despertar produzido por uma massa crítica de indivíduos que vivem as suas vidas como uma revelação espiritual, uma viagem levada e marcada por misteriosas coincidências

2
Uma nova época

Inicia-se uma nova fase, que substitui gradualmente a última, dos últimos quinhentos anos, que tinha a ver com a sobrevivência temporal e o conforto material. Esta preocupação tecnológica, embora importante, está a mudar para uma em que nos desperta para o nosso propósito aqui no planeta

3
Uma questão de energia

Percebemos que vivemos num universo de energia dinâmica em vez da visão mais material. Agora aoercebemo-nos que para onde levámos a nossa atenção, fluí a energia, e consequemente a sua manifestação, aumentando assim o ritmo das coincidência e significados na nossa vida.

4
A luta pelo poder
Os seres humanos desligam-se muitas vezes da maior fonte de energia existente, a universal, a do nosso interior. E assim adquirimos as tendências a manipular ou obrigar os outros a dar-nos essa energia. É a causa dos conflitos actuais.
A solução está em nos ligarmos novamente a essa fonte de energia primordial.

5
A mensagem dos místicos

A insegurança e outras emoções negativas acabam quando efectuámos essa ligação interior. É uma sensação de leveza e profundo amor, descrita pelos místicos.

6
Esclarecer o passado
Quando permanecemos ligados, teremos consciência das alturas em que não estavámos e vivíamos com stress e com problemas. Assim, com o passar dos tempos, a nossa ligação torna-se mais constante e podemos assim descobrir pistas para levarmos em frente mais o nosso crescimento na vida e propósito espiritual.
Mudanças nas nossas vidas deverão ocorrer ao longo deste novo despertar (relações, escolhas, sentido de vida, vida profissional...).

7
Entrar no fluxo

Conhecer a nossa missão pessoal aumenta ainda mais o fluxo de coincidências misteriosas.
Primeiro surge uma pergunta, depois respostas em sonhos, intuições, visões e que nos conduzem às respostas, que podem ser dadas sincronisticamente por outros seres humanos.

8
Ética interpessoal
A melhor forma é ajudando a outra pessoa que nos aparece na vida a elevar-se também.
Tal é feito com amor e mantendo a nossa ligação interior.
É preciso manter o cuidado e não perder essa ligação nas relações românticas.
O trabalho em grupos é outra forma de poderoso crescimento, em que cada membro pode sentir a energia dos outros.
Acabámos por conseguir ver assim beleza em todos os rostos, do seu eu mais sábio, e ouvir a mensagem por detrás dessas situações.

9
A nova cultura emergente

Nos próximos quinhentos anos, as revelações anteriores vividas interiormente por um número crescente de seres humanos dará origem a profundas mudanças no planeta e na nossa sociedade.
A primeira grande mudança consiste em compreendermos que evoluímos espiritualmente.
Virá informação à escala global e uma intensa introspecção e variadas mudanças.
Começaremos a proteger, aumentar e venerar os espaços naturais do planeta e não toleraremos actividades que ponham esses tesouros em risco.
Criaremos soluções ambientais e sociais, utilizando as fontes naturais de energia.
A população tenderá a viver mais próxima da natureza e os centros urbanos serão de tecnologia verde.
Limitaremos voluntariamente a nossa reprodução e compreenderemos que o dinheiro é outra forma de energia, até gradualmente deixarmos de precisar de moeda de troca.
Os meios tecnológicos de sobrevivência completamente automatizados levarão a que os seres humanos se possam dedicar aos propósitos espirituais e humanitários durante mais tempo.
No fim, a fronteira entre o mundo físico e o mundo espiritual serão mínimas e uma verdadeira transcendência global ocorrerá.