O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

quarta-feira, janeiro 24, 2007

A verdade sobre o aquecimento global?

Agir de forma mais verde é a solução. Respeitar a Mãe Terra

Fala-se muito de mudanças climáticas. São claros e evidentes até os estudos e os efeitos que já se notam: extremos climáticos, chuvas torrenciais, tempestades, secas longas, recordes de calor e de frio, mas não se questiona quais serão as verdadeiras causas destas.

O certo é que praticamente todos os planetas no sistema solar estão com profundas mudanças climáticas, que aceleraram especialmente desde há poucos anos para cá (e visto que já são monotorizados há várias décadas). Veja-se o caso do estranho aquecimento global que Marte tem tido nos últimos anos (ver link1), de gigantescas tempestades nos diversos planetas gasosos, sinais de dramáticos aquecimentos globais em poucos anos, como Júpiter (ver link 2), Saturno (ver link3), Úrano (ver link4), na principal lua de Neptuno (ver link5), ou do peculiar aquecimento global de Plutão que aliás está a afastar-se do sol (ver link6). É certo também que a radiação solar aumentou significamente no último século (nunca esteve tão elevada no milénio, ver link7) e vai paralela com a subida da temperatura (que a propósito vai paralelo com a subida dos níveis de CO2).
Também é sabido que os humanos contribuem para as mudanças climáticas, e devemos reduzir isso ao máximo, mas parece haver evidências que algo cósmico no sistema solar também está a acontecer e nos últimos anos e é responsável por os extremos do clima que recentemente têm acontecido.

1 comentário:

paulo disse...

Vejam hoje: aquecimento global em Marte em http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1290292 e http://www.nature.com/news/2007/070402/full/070402-5.html

E como o sistema solar pode estar todo a mudar-se em http://www.nature.com/news/2007/070402/full/070402-7.html

Mas os cientistas apesar de reconhecerem os diversos aquecimentos reconhecem causas diferentes e específicas para cada um em vez de uma causa comum.
eu penso que por detrás de tudo, está mesmo uma causa comum.