O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

domingo, julho 19, 2009

Curas para a gripe-A (H1N1)

Vou escrever aqui algumas curas naturais, eficientes e praticamente gratuitas para curar a gripe-A. Já que nunca se sabe se um medicamente é seguro, ou vai estar disponível, mais vale ter conhecimento destas alternativas naturais!

Várias delas tomo quando fico doente, e são muito eficientes.

As seguintes coisas são antivíricos potentes, inclusivé contra o vírus da gripe:
-
Alho (engolir um dente de alho cortado ao meio, por ex; não há problema em tomar duas ou três vezes ao dia; o único cuidado a ter é ao engolir!)
-
Chá de gengibre (o chá dá uma sensação de agradável aquecimento e contém muitos compostos antivíricos; pode-se ir bebendo ao longo do dia)
- Chá de cidreira (contém compostos activíricos)
- O cogumelo Shiitake (Lentinula edodes) é tb outro potente antivírico
- Curcuma (especiaria comum) (detém a tempestade de citocinas que foi o que ocorreu nos casos graves de gripe na pandemia de 1918, isto é, uma resposta excessiva do sistema imunitário que leva à morte do paciente. Foi isto que aconteceu nessa pandemia, e por isso a população que era internada e morria eram geralmente crianças e jovens adultos, ao contrário das gripes normais. A curcuma impede eficientemente tb a replicação do vírus. Portanto, parece a cura mais eficiente caso a pandemia se torne idêntica. O mecanismo pelo qual funciona ainda está em estudo, parece haver estudos científicos que mostram a eficiência; pelo menos ninguém perde nada em saber isso e tentar se houver necessidade; dosagem: colocar uma colher da especiaria em água quente e beber)
-
Chã de hipericão (Hypericum perforatum) (este não é o hipericão do gerês!) (não tomar em dose elevada; dá como efeito secundário fotosensibilidade, isto é, sensibilidade à luz)

Coisas que ajudam significativamente:

-
Sumo de limão ou laranja (vitamina C)
-
Chá de sabugueiro (Sambucus nigra)
-
Chá de cascas de cebola (dores-de-garganta)
- A equinácea é um potente estimulante do sistema imunitário, portanto pode ajudar. Excepto no caso de 1918, que nesse caso pode ter o efeito perigoso e indesejável de estimular o sistema imunitário.

Tb descubri que Licorice (Glycyrrhiza glabra), Zimbro (Juniperus) e Madressilva são eificientes ajudas para a gripe, mas estas nunca experimentei.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem porque adoro Licorice! (mas acho que em portugu~es se chama alcaçuz, a não ser que esteja a fazer confusão...)

teresa g. disse...

Bem, eu estou a tomar equinácea para prevenir, coisa que já venho a fazer há uns 3 anos com bons resultados. Costumava tomar umas gotas óptimas de equinácea, propólis, tuia e baptisia que agora aparentemente desapareceram das lojas. A unha de gato também é eficiente, mas tudo isto que eu referi é eficiente na prevenção, não no combate à gripe depois de instalada. Para isso parece-me que as curas que referiste são óptimas.

Sinceramente não estou muito preocupada com esta gripe, dizem as más línguas que ela dá muito jeito às farmaceuticas que produzem os antivirais... De qualquer forma, apesar das gripes serem um tanto imprevisíveis, esta não tem a virulência que teve a de 1918, e desde então têm passado por aí gripes mais agressivas que não têm dado nas vistas.

Se tiveres curiosidade e tempo dá uma vista de olhos aqui: http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,637119,00.html é uma entrevista com um epidemiologista, que explica a perspectiva que tem em relação a esta gripe.