O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

domingo, junho 15, 2008

depressão - doença do coração


Após um dia de estudo exaustivo, no âmbito do curso que ando a tirar de Medicina Tradicional Chinesa, decidi publicar este pequenina referência a essa doença que afecta tantos de nós e que se denomina Depressão.

Assim, diz a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que o medo desce do Rim enquanto que a ansiedade é uma emoção que sobe ao Coração. Evidentemente, em ambas as situações a ansiedade e o medo podem ser definidas como um desequilíbrio no eixo Água / Fogo.
Segundo a MTC, a depressão é um lamento profundo e a dor pode ser tão insuportável que leva ao suicídio, a retirada final do elemento Terra.
A depressão aparece sempre que há uma profunda perda de energia, o que pode ocorrer numa doença prolongada ou após uma operação séria; a perda de sangue afecta o Coração, que é o órgão que controla a alegria.
Este bloqueio da energia no Coração afecta negativamente as funções mentais (perda de memória e de concentração) e impede a capacidade de sentir alegria.
Terapia para a depressão: muito, muito amor...

3 comentários:

Anastácio Neto disse...

Amor e muito Sol, acrescento...
"all we need is... love"
bjs

ISABEL Mar disse...

sim, o sol é uma forma de calor, mas não é tão bom como o amor...
bjs
mta luz pa ti
isabel :)

Anónimo disse...

Provavelmente também terá a ver com os quatro primeiros chakras, que estão relacionados com os elementos terra, água, fogo e ar respectivamente.
Se pelo primeiro sentirmos conexão à Terra e segurança, estabilidade, é um passo dado. O segundo lida com emoções, pertença emocional e os sentidos. O terceiro lida com auto-confiança e um poder pessoal saudavel de agir. O quatro abre-nos ao amor incondicional e à aceitação. Estou certo que tendo um equílibro dentro de nós, curado pelo amor e por estas sensações de segurança, sensbilidade e poder, a depressão torna-se impossível.

Noutras ocasiões também há circunstâncias de momento em que é preciso tomar escolhas, pensar, mudar: e essas podem claro pesar muito, mas eu não lhe chamaria depressão.
Acho que a sociedade faz mal ver as emoções mais profundas e melancólicas com maus olhos. Quem pode conhecer o amor se não conhece o seu coração e todas as suas emoções?

Paz, Luz e Amor!