As terapias holísticas tentam eliminar as causas ao invés de tratar os sintomas de uma doença.
Quando se fala tanto sobre as terríveis consequências do aumento do preço dos alimentos devido à sua utilização como combustíveis, aqui fica uma reflexão interessante sobre as causas do problema. Apesar de estar em inglês não traduzido, penso que vale a pena o esforço de escutar. É uma palestra dada por Helena Norberg-Hodge na IFOAM.
Helena Norberg-Hodge é uma linguísta sueca que passou várias décadas no Ladakh, inicialmente com o objectivo de estudar as línguas locais, envolvendo-se mais tarde no estudo dos efeitos do processo de desenvolvimento convencional e de moldes ocidentais, em culturas tradicionais não ocidentalizadas. O seu livro mais conhecido - Ancient Futures, Learning from Ladakh - retrata a transformação sofrida por uma cultura social e ecologicamente equilibrada, com um modo de vida não influenciado pelo modelo ocidental de civilização, ao tornar-se desenvolvida segundo os padrões de desenvolvimento deste modelo, com a consequente degradação social e ecológica, o empobrecimento e perda de identidade cultural, e a progressiva dependência de um sistema global longínquo e instável. Esta análise permitiu uma comparação com o processo global sofrido pelas várias culturas do mundo, incluindo o das culturas europeias e de raíz europeia, ao adoptarem um modelo de desenvolvimento baseado no consumo e no crescimento económico, e das causas dos acentuados desiquilíbrios sociais e ecológicos que se têm agudizado de forma acelerada.
A partir do livro foi editado um documentário com o mesmo nome, traduzido há uns anos pela Quercus, pela Animar e pela Sul em formato VHS.
Mais informações sobre o trabalho de Norberg-Hodge aqui e aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário