O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

quinta-feira, setembro 20, 2007

ignorância


Imagina que vais por um passeio cheio de sacos de compras e alguém esbarra contigo, de forma que cais e as compras ficam espalhadas pelo chão. Quando te levantas, estás pronto a disparar: "Que imbecil! Que se passa consigo? Está cego?" Mas antes de recuperar o fôlego para respirar, notas que a pessoa que esbarrou contigo é realmente cega. Também está caída no chão com toda mercearia à volta e a tua raiva desvanece-se num instante, para ser substituída por uma preocupação genuína: “Está magoado? Posso ajudar?”
A nossa situação é exactamente esta. Quando vemos claramente que a fonte de desarmonia e infelicidade no mundo é a ignorância, podemos abrir a porta da sabedoria e da compaixão.
E aí estamos prontos a curar-nos e a curar os outros.
B. Alan Wallace

5 comentários:

1.01 disse...

excelente!

Um belo complemento à história dos cegos que agarram um elefante em pontos diferentes e arranjam um discussão sobre que animal se trata.

Eu sigo aquilo que me faz sentido na alma e luz no espirito.

paulo disse...

Muito sábio... :-)

ISABEL Mar disse...

Sim 0.02, é isso mesmo! Quando a ignorância nos tolda os sentidos, tornamo-nos mais intolerantes e impacientes, o que, em princípio, é origem de discussões ou, pelo menos, de mal-entendidos que dificultam as relações. Como eu adoro a clareza, esforço-me por ser clara cmg e com o k sinto... não é fácil, digo já...
obrigada pela visita e pelo comentário...
mt luz pa ti

Joana disse...

Obrigado pelo incentivo à reflexão.

Bjinhuxxx

Tat Wam Asi disse...

Muito certo, muito simples, muito lindo.

bjs