O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

terça-feira, junho 12, 2007

8 de junho | dia da acção directa pela justiça climática

2 comentários:

paulo disse...

Vá-se saber porque andámos provavelmente com uma Primavera fria.
O planeta em sua beleza auto-reguladora compensa aquilo que muitos cientistas falavam em aquecimento global.
O ser humano todos os humanos emite toneladas de Co2 e defloresta milhares de hectares, mas por outro lado há cada vez mais uma mudança de mentalidades e crescentes plantações de árvores em muitos países.
Ao mesmo tempo uma erupção vulcânica é capaz de emitir muito mais Co2 num dia que alguns países num ano. Pensem nisso.
Não é tão dramático como se fala nem convém fechar os olhos e continuar a poluir.
Convém é despoluir, ser 'limpo' nas nossas condutas e feliz com o planeta maravilhoso que, a ter consciência, se rirá muito das nossas minúsculas contribuições e sentirá compaixão pelos seus pequeninhos habitantes.

Vá-se lá saber porque nesta década praticamente todos os planetas do sistema solar sofreram aquecimento global, que já vinha a registar-se desde há vários anos. É Marte com calotes polares a diminuírem, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno com mais tempestades, Plutão e outros corpos com acentuados aquecimentos globais.

Será sensato falar-se em aquecimento global? Em mudanças climáticas?

À parte de todos os medos e informações, verdadeiras ou não, confio em mim e confio no planeta, e fico de consciência em paz, tentando viver da forma mais verde e 'limpa' possível, e espalhando a notícia que mais práticas verdes e mais alegria são precisas no planeta em vez de medos.

Mas cada iniciativa tem o seu papel e por isso, congratulo todos que tomem passos e façam ouvir as palavras de mudança.

Beijinhos e ecoabraços!

paulo disse...

Mais uma coisa: Quando viajei na Áustria os glaciares que visitei estavam em dramático derretimento.
Um tinha derretido 60 metros em altura em 60 anos! E recuado 1-2km!
A este ritmo desaparecerá em 5 anos (e é um dos maiores dos Alpes austríacos).
Mas no mesmo local onde o gelo tinha recuado deixava a avistar-se fósseis de antigas árvores, onde há trinta anos havia gelo bem sólido. Os fósseis tinham 3000 anos. Ou seja há 3000 anos não haviam glaciares naquela região mas sim florestas. Antes mesmo, há 20000 anos (havia já humanidade nessa altura), toda a Áustria estava coberta por 1km de gelo, no pico da idade glacial. Há vários milhões de anos atrás haviam algas tropicais (descobertas pelos fósseis) no actual polo norte, ou seja, o oceano tinha ali uma temperatura maior que a água no Algarve!

Pensem bem! ;-)