Várias delas tomo quando fico doente, e são muito eficientes.
As seguintes coisas são antivíricos potentes, inclusivé contra o vírus da gripe:
- Alho (engolir um dente de alho cortado ao meio, por ex; não há problema em tomar duas ou três vezes ao dia; o único cuidado a ter é ao engolir!)
- Chá de gengibre (o chá dá uma sensação de agradável aquecimento e contém muitos compostos antivíricos; pode-se ir bebendo ao longo do dia)
- Chá de cidreira (contém compostos activíricos)
- O cogumelo Shiitake (Lentinula edodes) é tb outro potente antivírico
- Curcuma (especiaria comum) (detém a tempestade de citocinas que foi o que ocorreu nos casos graves de gripe na pandemia de 1918, isto é, uma resposta excessiva do sistema imunitário que leva à morte do paciente. Foi isto que aconteceu nessa pandemia, e por isso a população que era internada e morria eram geralmente crianças e jovens adultos, ao contrário das gripes normais. A curcuma impede eficientemente tb a replicação do vírus. Portanto, parece a cura mais eficiente caso a pandemia se torne idêntica. O mecanismo pelo qual funciona ainda está em estudo, parece haver estudos científicos que mostram a eficiência; pelo menos ninguém perde nada em saber isso e tentar se houver necessidade; dosagem: colocar uma colher da especiaria em água quente e beber)
- Chã de hipericão (Hypericum perforatum) (este não é o hipericão do gerês!) (não tomar em dose elevada; dá como efeito secundário fotosensibilidade, isto é, sensibilidade à luz)
Coisas que ajudam significativamente:
- Sumo de limão ou laranja (vitamina C)
- Chá de sabugueiro (Sambucus nigra)
- Chá de cascas de cebola (dores-de-garganta)
- A equinácea é um potente estimulante do sistema imunitário, portanto pode ajudar. Excepto no caso de 1918, que nesse caso pode ter o efeito perigoso e indesejável de estimular o sistema imunitário.
Tb descubri que Licorice (Glycyrrhiza glabra), Zimbro (Juniperus) e Madressilva são eificientes ajudas para a gripe, mas estas nunca experimentei.