O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

segunda-feira, outubro 23, 2006

A Survey / Uma Pesquisa

I am very interesting in asking you one question:

How do you see the world today? And the future? Do you think a new era in the world/humanity is going to start soon? If so, how do you think it will be, how do you see it?

I am very interested in your feedback. I put it simply as to give you the
maximum freedom in your answer. You might have your own idea what "era" is,
or "new" is or even "world" is! So, go on, comment!

/

Neste momento estou interessado numa questão:

Como ves o mundo de hoje? E o futuro? Achas que uma nova era no mundo/humanidade vai começar em breve? Se sim, como pensas que será, como a vês?

Estou muito interessado na vossa opinião. Tentei pôr em palavras simples para
vos dar a maior liberdade possível na resposta. Vocês podem ter a vossa
própria ideia de "era" ou "nova" ou mesmo de "mundo"! Vá lá, comentem!

A tua Pégada Ecológica - Teste



Como termo de comparação, em Portugal a pégada é 4.5 hectares por pessoa. Mundialmente existem apenas 1.8 hectares biologicamente disponíveis por pessoa. Se todos tivessem o meu estilo de vida seriam precisas 1.3 planetas Terra.

Façam o teste também! http://www.myfootprint.org/

quinta-feira, outubro 19, 2006

Breathtaking



Saturno com o sol por detrás, visto pela sonda Cassini

One World, One Dream: Free Tibet

Saúde...

Um site muito bom sobre saúde, alimentação, entre outras coisas que aconselho vivamente.
Imensos conselhos para uma dieta mais equilibrada e saudável.

http://users.mrbean.net.au/%7Ewlast/contents.html
http://users.mrbean.net.au/%7Ewlast/HF1-5.html

Vejam também as partes sobre sexualidade, emoções e muitas outras coisas sobre o corpo, problemas e a mente.

Manual de instruções

quarta-feira, outubro 18, 2006

AMOR-TE

Porque há amor e porque há morte: http://exposicaoamor-te.blogspot.com/

União Ibérica

In Público http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1273741&idCanal=90

Já o célebre filósofo português Agostinho da Silva dizia que tal união seria o melhor para ambos os países, mas teria que ser uma união dando o espaço de soberania quer a Portugal, quer às diversas regiões espanholas como a Andalúzia, Catalunha, Galiza ou País Basco.

Não creio que as tabuletas devessem ser traduzidas. E quanto à capital, deveria haver duas "capitais": Lisboa e Madrid mas o poder seria desta vez muito mais repartido por várias regióes soberanas com a sua própria cultura e espaço de liberdade.
E tentaria então promover uma boa gestão das culturas ibéricas, de recursos e de povos e línguas.
Quanto ao nome faria sentido Ibéria e não Espanha ou Portugal como é óbvio.

Provavelmente por este caminho, unidos por um espírito cultural e do povo (e não tanto económico ou político) seria também aplicado à Europa, ou a algumas zonas conflituosas do Médio Oriente, como a utopia mais desejável. Algo semelhante aos Estados Unidos.

terça-feira, outubro 17, 2006

Um email de Paz

Recebi este e-mail ontem.
Vejam o powerpoint
Como fazer a Paz em Israel e Palestina

A solução é criar tolerância... um clima de paz...
Rejeitar todas as intolerâncias e paranóias de alguns media

Ora circulemos este e-mail de Paz, não as ideias de guerra ou negativistas

Integração: corpo, mente e fala


Um retiro é uma oportunidade de clarificar e aprofundar o que é realmente essencial para cada um de nós. Num retiro budista, tentamos criar as condições exteriores e interiores que nos permitem afastar-nos da agitação e dispersão da nossa rotina, de forma a podermos realmente descontrair e abrir. O ambiente envolvente, as práticas de harmonização corpo-mente, as refeições vegetarianas, o diálogo, o silêncio, reflectem esta procura de uma maior simplicidade e este processo de redescoberta de nós mesmos.

Com o desenrolar do retiro, atenuam-se as barreiras que separam o eu, o outro, o mundo. À medida que nos soltamos, a tranquilidade e a quietude dá lugar a mais disponibilidade, amplitude, alegria e mesmo gratidão. A tranquilidade faz emergir a apreciação pelas pequenas coisas e os gestos simples – os sons, os sabores, os cheiros, as sensações, o estar consigo, o estar com os outros.

Um retiro oferece a oportunidade de experienciar a vida de uma forma mais leve e receptiva. Ao estarmos mais atentos e conscientes de tudo, das nossas relações de interdependência com os outros, refinamos a nossa habilidade para nos ocuparmos de nós, dos outros e do mundo, com mais compaixão e sabedoria.

Os nossos retiros são abertos a qualquer um. Ou seja, não é preciso ser budista, nem sequer de ter a intenção de se tornar budista, para participar. Principiantes e praticantes com mais experiência são igualmente bem-vindos.

Próximo retiro:
Integração: corpo, mente e fala
Retiro com Sagarapriya – 11/12 de Novembro

Viver implica responder constantemente a estímulos, sejam eles vindos do exterior, através dos sentidos, ou do interior, através de pensamentos e memórias. Entre estímulo e resposta existe um espaço. Quando passa despercebido, perpetuam-se respostas de vida meramente reactivas e habituais. Quando notado, este espaço possibilita a liberdade de viver de forma criativa, instante a instante. Os três meios de resposta são o corpo, a fala e a mente. Neste retiro vamos investigar a relação entre estes três aspectos, com o propósito de compreender a forma como tecemos a nossa experiência de vida com os fios das respostas que damos. O programa inclui palestras, diálogo em grupo, meditação, yoga e tempo para simplesmente estar.
Mais informações no site da UBP.


Tertúlia sobre agricultura biológica

O Pedro Rocha, do projecto Raízes enviou esta informação:
Esta sexta-feira, dia 20 de Outubro pelas 21:30 na Rua da Torrinha, 151
O Futuro da Agricultura Biológica?
Tertúlia com a presença de:
Naturocoop
Quintinha
Raízes

Este evento é promovido pelo Bloco de Esquerda

Reflorestação em Portugal



Ver estes sites:
http://pgrilo.no.sapo.pt/
http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php?topic=175.0

Dia mundial para o fim da pobreza

Hoje são levadas a cabo acções para mostrarmos que somos muitas vozes que se erguem pelo fim da pobreza.

Junta-te hoje ao acto simbólico para tentar bater o recorde mundial de pessoas a demonstrarem efectivamente que querem a paz:
Lê em: http://www.bond.org.uk/campaign/toolkit/standup.htm
Com o seguinte acto: http://www.bond.org.uk/campaign/toolkit/pledge.htm

As part of the generation that demands an end to poverty, I stand up:

- for the 30,000 children killed by poverty today
- to insist that governments keep their promises to the poor
- to reach the Millennium Development Goals and aim even higher
- for action, not excuses
- for justice and equality

I stand up against poverty.


Para actos mais concretos:
http://www.makepovertyhistory.org

segunda-feira, outubro 16, 2006

Outono

está tudo bem...


se ainda há quem faça marmelada

sexta-feira, outubro 13, 2006

Outra vez o yoga


Só para dar publicamente os parabéns (mais uma vez:) ao Lécio. Já muitos me falaram da iniciativa yoga com todos e parece-me que na próxima vez haverá muita mais gente nas fotos! Quando voltei para Portugal, há uns dez anos para trás, alguém me disse que o Porto estava muito diferente, que não havia lugares como a Pirâmide, já não havia puros actos de generosidade. Parece que, apesar de tudo, há algo a movimentar-se nos últimos anos. E é bom falar de sonhos e ideias, quer a nível pessoal, quer em grupo, quer na Internet! Há pessoas assim...

Imagem: Avalokiteshvara

terça-feira, outubro 10, 2006

Como funciona a Economia e que Poder temos nós

hoje enquanto ia ao supermercado ia a pensar como evolui uma economia e que papel eu tenho directamente nela
ora então cheguei a esta conclusão
recebo cerca de 1000 euros do estado (dinheiro esse que vem dos impostos colectados ao povo e às empresas, se bem que a estas seja menos), também sei que há redução das pessoas a contribuir para o estado, porque as dispesas crescem, a população envelhece e o desemprego (ou seja, menos pessoas a contribuir) aumenta.
até aqui seguiram tudo não?

depois recebo também comida que é fabricada, dependendo da minha escolha, por mim próprio ou familiares, comprada nos supermercados ou em pequenos mercados (que geralmente apenas sustém uma família). esse ingredientes vem de indústrias como de agricultura ou empacotamente (que geralmente poluem imenso) e de tecnologias (igualmente sem cuidados ambientais) e noutras vezes, se formos aos hipermercados o dinheiro vai quase todo para a grande empresa

ou seja, reparem nisto. estão a seguir não? o estado empobrece cada vez mais, as pessoas por consequência recebem menos em relação ao poder de compra, e as grandes empresas e empresários crescem cada vez mais

agora pergunto-vos, isto é o sistema capitalista como sabem, será que é o sistema ideal?
reflictam bem em quem votam já pensaram mesmo nisso a sério tendo em conta estas considerações
e agora proponho-vos um outro desafio.
imaginem estas coisas a evoluirem para o futuro. *não se esqueçam que as mudanças climáticas estão aí à porta e as crises sociais e económicas (só po povo) e também o desaparecimento das reservas de petróleo.
imaginem o que é esperado acontecer?
já imaginaram?
e imaginem também que somos *todos*, todos mesmo, que temos o poder de controlar este sistema de circulação de dinheiro

sabem que temos o poder de recusar dar dinheiro e recusar ir às compras às grandes empresas e a grandes superfícies. e que se o estado vai em breve desaparecer nós podemos receber e equatitivamente equilibrar esse poder entre nós.
só isso é a solução desejável. náo é uma questão política ou de opinião. a natureza encaminhamo-nos sempre ou para a queda da civilizaçáo ou para a sua continuação se formos inteligentes, sensatos e humildes
e compreensível, não?

e também a ti esta circulação te afecta. é espantoso não é?
tudo na natureza inclui estes círculos e nós não escapámos a eles
Antes! devemos escutá-los e seguir com eles em harmonia :-)

Yoga com todos na Quinta da Conceição


Olá a todos

O nosso primeiro encontro do Yoga com todos realizou-se este domingo, dia 8 de Outubro, na Quinta da Conceição (Leça da Palmeira). Houve muita gente interessada na iniciativa e a dar apoio, muitos não puderam estar presentes desta vez, outros fizeram questão de passar um domingo diferente e contribuir com a sua presença.

De facto foi bastante bom o convívio e a aulinha de Yoga pela manhã. Alongar o corpo e respirar profundamente o verde do local , sorrir, partilhar e reflectir. Enfim, houve tempo para tudo.

Ficaram assim os bons momentos e a vontade de nos voltarmos a encontrar mais uma vez, esperando sempre poder chegar a todas as pessoas interessadas pela partilha, o Yoga e a Natureza.

Não deixem de participar também no próximo encontro que será a 12 de Novembro, num local ainda a escolher.

Participem dando as vossas sugestões

www.yogacomtodos.blogspot.com

Muito obrigado a todos e até breve
Lécio Ferreira

segunda-feira, outubro 09, 2006

Por falar em meditação

Convido-vos para a sessão de meditação a reiniciar no próximo sábado dia 14, às 18h, com sabor a Zen. A ideia é sentar, parar um bocado, tomar um chá calmamente, ler um texto, partilhar alguma coisa... uma palavra, o silêncio, estar bem.

Morada: UBP Rua da Restauração, 463, 2.º Porto
Em Lisboa, será em horário ainda a anunciar.

Como transitar para um estilo de vida mais comunitário, mais humano, mais ecológico... "Desabafo"

Há pouco mais de meio ano atrás a minha vida mudou radicamente interiormente. Apesar de ser apaixonado pela natureza desde criança e entrado numa jornada mais ou menos espiritual e filosófica desde 1999, foi este ano que comecei a descobrir que nós, como humanos, temos vivido uma vida bem afastada daquilo que originalmente nos poderia dar mais alento.

Em Janeiro de 2006, apercebi-me que podemos criar um estilo de vida mais de acordo com a nossa natureza, mais prestável a causas e mais humanista e comunitário. Porque o ser humano é acima de tudo um ser social.

E como podemos nós criar mais práticas comunitárias, espirituais, ecólogicas na nossa vida?
Desde então tenho lido imenso sobre coisas como ecoaldeias, desenvolvimento sustentável, práticas naturais, comunidades intencionais, permacultura e agricultura biológica..

Acredito que mesmo na nossa casa, na nossa vida quotidiana, podemos prestar-mo-nos a escutar mais o próximo a a natureza em redor. Respeitando-os com a mais elevada estima e paz. Porque eu acredito que todo o nosso amor que temos para viver é acima de tudo para dar e para partilhar (algo que não nos ensinam a fazer na sociedade ocidental)

São pequenas coisas simples como contribuir para um sorriso dum amigo ou dum colega (seja de que forma for), partilhar casa e refeições, optar por uma vida mais ecólogica, fazer pequenos actos espirituais como meditar uma vez por dia (sim, quem não arranja 15minutos por dia?), reciclar, etc...

Assim como um dia acordei e senti que deveria ser vegetariano pelos mais variados motivos, assim como um dia ao lavar a louça, verifiquei que teria que mudar todos os meus detergentes para marcas biodegradáveis, assim como uma tarde senti que a partir dali sempre que fosse ter com um amigo levava-lhe um presentinho, fosse o que fosse, nem que fosse uma flor, um abraço, ou uma linha de poesia..

Em breve "postarei" mais algumas das minhas experiências. Acredito que é disto que a humanidade encontra e leva um futuro, para toda a nossa paz e felicidade. Acredito que é sendo o exemplo e criando os exemplos que o mundo muda.
Mas também creio que são as vossas próprias palavras e sentimentos que contam, não os meus.
Não levem as minhas palavras a sério. Ouçam antes a vossa própria voz.
Porque se nao formos nós a criar um mundo melhor, quem será?

A todos vós, muita Luz e inspiração esteja com todos...