O que é o Consciência Social?

É um blogue que convida todos à aberta discussão de temas relevantes para o desenvolvimento pessoal e de maior consciência social. Encontre temas ligados ao ambiente, práticas ecológicas, soluções de sustentabilidade, espiritualidade, iniciativas sociais e muitas novas ideias! Comenta! Partilha!

sexta-feira, novembro 18, 2005

Dress sexy at my funeral

Ouçam esta música dessa brilhante banda americana: os smog. A letra é incrivelmente poética, mas ouçam com a música. É fabuloso!


Dress sexy at my funeral

Dress sexy at my funeral my good wife
Dress sexy at my funeral my good wife
For the first time in your life
Wear your blouse undone to hear
And your skirt split up to here

Oh Dress sexy at my funeral my good wife
For the first time in your life
Oh Dress sexy at my funeral my good wife
Wink at the minister
Blow kisses to my grieving brothers

Dress sexy at my funeral my good wife
And when it comes your turn to speak before the crowd
Tell them about the time we did it
On the beach with fireworks above us

On the railroad tracks with the gravel in your back
In the back room of a crowded bar
And in the graveyard where my body now rests

Oh Dress sexy at my funeral my good wife
Dress sexy at my funeral my good wife
For the first time in your life

Also tell them about how I gave to charity
And tried to love my fellow man as best i could
But most of all don't forget about the time on the beach
With fireworks above us

Oh, Oh, Oooooh ...

Smog no álbum Dongs of Sevotion

terça-feira, novembro 15, 2005

Maior central fotovoltaica do mundo em Portugal!

Sabiam que Portugal vai ter a maior central fotovoltaica... do MUNDO?

Eu não. A porcaria dos telejornais só falam de gripe das aves, desastres e atentados...

Amareleja é o nome a reter: localidade alentejana (pertencente ao concelho de Moura) que irá receber a instalação. Ainda de salientar o facto de ser uma empresa privada portuguesa, Amper Central Solar, a responsável pelo projecto.

Ver: http://casa.sapo.pt/news/detalhe.aspx?weekID=53&newsID=374

sábado, novembro 12, 2005

Para quem gosta de pensar

Foi lançado pela revista britânica Prospect uma lista dos 100 maiores intelectuais do nosso tempo. O "ranking" foi feito por leitores e por uma votação on-line.

Em primeirissimo lugar está aquele em quem eu votaria: Noam Chomsky. Segue-se o génio incomparável de Umberto Eco e em terceiro lugar aquele que na minha modesta opinião é o maior biólogo dos nossos tempos: Richard Dawkins (para quem não sabe ele escreveu livros como "O Gene Egoista" ou "Decompondo o Arco-Íris" entre outros).

De realçar também Jurgen Habbermas (em 7º lugar), filósofo da ciencia (e não só) e Jared Diamond (médico, investigador em fisiologia, ornitólogo, antropólogo, escritor, jornalista, historiador, etc, autor dos mais que brilhantes livros "Armas, Germes e Aço" e "The Raise and Fall of the Third Chipanzee").

Quem tiver interessado pode ver a lista completa em:

http://www.prospectmagazine.co.uk/intellectuals/results

quinta-feira, novembro 10, 2005

Política à Portuguesa (fruto duma rara tarde desocupada do vosso profeta)

PS: Tens duas vacas. Crias uma empresa de agro-pecuária com dinheiros da União Europeia numa zona de paisagem protegida. Poluis o rio e abres falência fraudulenta mandando para a rua os trabalhadores da vacaria. Vais no teu BMW ao melhor Health Club e comentas com os teus amigos como é fixe ser de Esquerda.

PSD: Tens duas vacas. Crias uma empresa de agro-pecuária com dinheiros da União Europeia numa zona de paisagem protegida. Exiges que não te sejam cobrados impostos pelas vacas porque estás a contribuir para à produção de riqueza. Poluis o rio e abres falência fraudulenta mandando para a rua os trabalhadores da vacaria. Vais no teu BMW ao melhor Health Club e comentas com os teus amigos como são idiotas os tipos do PS.

PCP: Tens duas vacas. Pensas que se a Reforma Agrária tivesse avançado depois do PREC terias agora dez vacas assim como todos os teus vizinhos. Uma das vacas diz-te que a URSS já não existe, e após uma queixa ao Comité Central, expulsas a vaca em nome da gloriosa revolução marxista-leninista. A vaca que te sobra entretanto morreu à fome.

BE: Tens duas vacas. Protestas com as vacas explicando-lhes que é melhor fumarem a erva em vez de a comerem. Protestas pelo direito das vacas serem lésbicas e adoptarem vitelos enquanto as ensinas a cuspir fogo e fazer malabares. Protestas contra globalização do mercado pecuário. Protestas contra as pessoas que protestam. Fumas uma broca. Tens vinte e três vacas, mais ou menos, e são todas cor-de-rosa às bolinhas amarelas.

CDS-PP: Tens duas vacas. Ai delas que abortem os seus vitelos! Baptizas as vacas e quando tiverem oito anos farão a comunhão. Pensas como eram boas as vacas no tempo do Salazar e que a culpa da fraca produção de leite e carne é dos comunistas. Dás uma esmola de um pacote de leite ao Banco Alimentar e pensas como és generoso e justo. Sais da missa e vais ter com uma das vacas com quem tens relações sexuais.

PEV: Tens duas vacas. Na verdade não as querias ter porque o pastoreio para o gado bovino é responsável pela destruição de grande parte da mancha florestal do país e da selva amazónica. Para além disso o vegetarianismo é uma prática mais saudável e a ordenha das vacas é uma prática execrável que atenta contra os direitos do animal. Acabas por montar uma central eléctrica que extrai energia do metano resultante dos peidos das vacas e usas o estrume como adubo para agricultura biológica.

PPM: Tens duas vacas. Herdaste-as do teu tio-avô, o Visconde de Cebolais de Cima. O que na verdade querias era ter dois touros para organizar uma tourada à antiga portuguesa. Tentas montar um latifúndio mas não tens onde cair morto. Sentas-te a cantar um fado tristonho sobre D. Sebastião e a batalha de Alcácer-Quibir. As vacas morrem assustadas.

PCTP-MRPP: Tens duas vacas. O proletariado e o campesinato português erguer-se-á na luta pela liberdade contra as forças do capital… hei, alguém me está a ouvir?

PARTIDO HUMANISTA: Tens duas vacas.

PNR: Tens duas vacas. As vacas estão a roubar empregos aos trabalhadores portugueses e são responsáveis pelo aumento da criminalidade. Matas as vacas porque não são de raça branca e tem sexualidade duvidosa.

MD: Tens duas vacas. As vacas doentes devem ser apoiadas pelo Estado e receber tratamento hospitalar.

POUS: Tens duas vacas. Uma chama-se Carmelinda, a outra chama-se Pereira.

segunda-feira, novembro 07, 2005

The meatrix

Vejam:

http://www.themeatrix.com/portuguese/

Estado do mundo

Mudanças climáticas, gripe das aves, catástrofes ambientais, guerras, ameaças, terrorismo, repressão social, desemprego, depressão social, alienação cultural e dos media, rebelia da juventude.

Onde está a esperança de construir um futuro melhor?
Porque só surge silêncio?
Porque não surgem soluções e força para continuar a reconstruir?

Só precisámos de um pouco mais de união, esperança, esforços e bondade.